Quer começar a ‘treinar pesado’ visando aumento de massa muscular? Saiba que a hipertrofia, que é o aumento do tônus muscular por meio de levantamento de pesos é uma das mais indicadas formas de exercícios.
Segundo o especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, Tiago Costa, observa que é preciso seguir uma pirâmide na rotina de treinos.
– Tem que treinar, dormir e comer bem. Se a pessoa furar um destes processos ela sobrecarrega os outros dois. Também não adianta as ‘dietas’ prontas. Cada indivíduo tem suas particularidades. Por exemplo, em um trabalho de hipertrofia, é preciso fazer o cálculo do gasto energético, e com isso iremos adicionar calorias de acordo com cada um – disse Tiago.
Quem pretende entrar na academia é indicado antes uma avaliação física. Com o check up em dia, é recomendável o praticante permanecer no máximo uma hora nos treinos. Pode ser cinco vezes por semana e um dia de descanso.
Para quem gosta de fazer uso de suplementos e está começando na musculação, o profissional indica os compostos de aminoácidos, os conhecidos BCAA, como forma de recuperar a musculatura. Após o corpo passar por um processo ‘novo’ de estresse, o suplemento entra como um reparador.
– Após um período de treinos de alguns meses já se pode consumir suplementos mais específicos, como os Whey Protein. Para o ganho de massa muscular, em torno de dois meses já se nota algum resultado, isso se a pessoa seguir corretamente a dieta e os treinos. Tudo depende da determinação da pessoa. Dieta e academia ele terá, cabe apenas ter foco no objetivo.
Um dos pontos chaves de qualquer dieta, e principalmente a que envolve o ganho de massa muscular, é dar importância na alimentação e comer de três em três horas, para acelerar o metabolismo.
– Incluir muitas frutas, verduras, derivados da carne e do leite e evitar conservantes, frituras, gorduras e seus derivados. O principal é procurar sempre um profissional adequado que irá direcionar uma alimentação certa – disse.
Fonte: Globo Esporte (G1)