Existem muitas razões para você ficar mais atento quanto a sua postura. Um dos principais motivos pelos quais as pessoas me procuram no consultório relaciona-se com padrões posturais vinculados a estética.
Claro que um andar elegante e esbelto não faz mal a ninguém, mas muito além de padrões de beleza, o bom alinhamento da coluna está associado também a dores crônicas, bem estar emocional e até mesmo bom funcionamento dos nossos órgãos vitais.
Talvez, neste momento, você esteja lendo esta matéria através do seu telefone celular, e mal pode imaginar que ao inclinar sua cabeça a frente você está gerando um estresse articular como se sua cabeça pesasse 6 vezes mais que o peso original.
Sei que o mundo exige estarmos conectados a internet muitas horas por dia, e, é por esse motivo que devemos estar constantemente alertas quanto a nossa postura. Policie-se! Diminua o número de vezes e o tempo que você permanece na web de seu celular, mas se não tiver mesmo jeito, ao menos mantenha sua cabeça elevada e ombros para trás.
Uma postura ruim pode gerar dores lombares, cervicais, fadiga muscular, limitações respiratórias, problemas digestivos. Esteticamente falando, sua postura é seu cartão de visita. Pode causar uma má ou boa impressão à primeira vista.
Hoje, 75% das pessoas trabalham sentadas e permanecem na mesma posição quando voltam para casa.
Quanto mais se permanece sentado sem mudanças significativas de posição, mais provável será o surgimento de dores. E não pense que são só as costas que sofrem! Pessoas que se sentam errado tendem a cerrar os dentes com uma força maior que a normal, o que gera dores na musculatura da face, dores de cabeça e na articulação temporomandibular. Se identificou?
Sentar-se inclinado para frente reduz em 30% a capacidade pulmonar diminuindo a oxigenação corporal, além de comprimir os órgãos abdominais reduzindo os movimentos peristáltico fundamentais para um bom funcionamento intestinal, gerando constipações e problemas digestivos. Se identificou outra vez?
Estudos mostram que quanto mais tempo você fica sentado ao longo do dia, maior os riscos do surgimento de doenças crônicas e mortalidade. Portanto, fique atendo ao seu corpo ao longo do dia. Levante-se de sua cadeira em um intervalo de tempo de 2 em 2 horas e movimente suas articulações.
Ficam aqui algumas dicas para te ajudar nas correções posturais do dia-a-dia:
De pé:
Sempre que estiver parado de pé mantenha-se apoiado nos dois pés igualmente. Descarregar peso em uma perna só é péssimo para o quadril e coluna.
Confira dicas de exercícios no texto original, de Angela Castro, do #30tododia