Os exercícios corretivos mais comuns e mais praticados para a corrida de rua são o Skipping baixo e alto, o Anfersen, o Dribling, o Hopserlauf e o Kick-Out;
Para saber mais sobre eles e como cada um deve ser executado eu fiz um breve resuminho para você, confira:
Objetivo: correção e aumento do tamanho da passada;
Execução: corrida parada elevando o joelho até a altura do quadril(alto) e elevação de 45º no baixo. Manter os braços em um angulo de 90º.
Obs: A diferença do alto e baixo está no tipo de competição visada pelo atleta. Geralmente, o Skipping alto é para provas de velocidade e curtas e o baixo para corredores de longa distância. Porém, nada impede que você execute os dois.
Objetivo: correção da parte anterior da corrida(perna para trás);
Execução: corrida parada ou em deslocamento elevando o calcanhar até os glúteos(não precisa encostar) coordenado com o movimento de braço.
Objetivo: fortalecer e aumentar a mobilidade do tornozelo;
Execução: elevar o calcanhar alternadamente sem tirar os pés do chão(parado e em movimento), mais movimento lateral dos braços.
Objetivo: melhorar a postura do quadril;
Execução: elevar pernas e braços alternadamente dando um pequeno salto a cada elevação. Pode ser feito parado ou em deslocamento.
Objetivo: aumentar a amplitude da passada;
Execução: correr jogando os pés alternadamente para frente, como se estivesse chutando. Coordenar o movimento lateral dos braços.
Agora que você já aprendeu a importância dos exercícios educativos e como executar cada um deles, chegou a hora de introduzi-los na sua rotina de treinos.
Incluir os educativos como complemento do aquecimento nos treinos.
Você pode trotar 10 minutos e depois fazer alguns educativos antes do treino principal. Funciona bem tanto para os treinamentos intervalados como para o Fartlek.
Você pode fazer os corretivos no meio ou após algum treino leve ou regenerativo. Nesta opção você pode também correr alguns trechos descalço, o que é outro exercício educativo muito bom.
Ou você pode executar estes exercícios em um dia que você não vai correr. Por exemplo, no dia em que você faz musculação.
Autor: Marcelo Tavares – site #30tododia