O que comer e quanto tempo antes do exercício?
O que é pré-treino? O que comer e quanto tempo antes do exercício físico?
Quando se fala em pré-treino, estamos falando de uma preparação que ocorre antes de qualquer atividade física.
A preparação envolve desde uma alimentação adequada até aquecimentos e alongamentos.
ALIMENTAÇÃO PRÉ-TREINO:
Para escolher o alimento e quanto tempo antes do exercício ingeri-lo, deve-se estar atento a alguns fatores que influenciarão no rendimento do praticante de atividade física.
São eles:
- Tipo de esporte: Endurance (aeróbio), Resistido (anaeróbio).
- Intensidade do exercício.
- Estado de treinamento: condicionado ou não condicionado.
- Alterações hormonais.
- Estresse emocional e mental.
- Problemas gastrointestinais
Se você é o tipo de pessoa que acorda cedo e logo vai praticar seu exercício físico sem ingerir uma alimentação adequada, você está assumindo um treinamento com ritmo lento e sensação de cansaço extremo.
Isso ocorre porque durante a noite o depósito de glicogênio hepático (fonte de energia) é consumido para manter a taxa de glicose sanguínea durante o período de jejum noturno.
Sendo assim é muito importante que se faça uma alimentação equilibrada e saudável antes de cada sessão de exercício.
A quantidade e o tempo certo de uma alimentação pré treino vai depender de vários fatores, mas de maneira geral a maioria das pessoas obtém bons resultados realizando a ingestão de:
4g de carboidrato (16Kcal) por kg de peso corporal 4 horas antes e 1g de carboidrato (4Kcal) por kg de peso corpóreo se o exercício for de intensidade moderada.
Exemplo:
Para uma pessoa de 75 kg, isso significa 300g a 75g (1200 -300 kcal) de carboidrato, que seria equivalente a uma pequena tigela de cereal com uma banana prata, até uma grande quantidade de macarrão. (ACSM;ADA;Dietitians of Canada, 2000).
Durante um exercício intenso, deve-se planejar uma refeição substanciosa 4h antes (sem lanche pré-treino), pois durante este tipo de exercício o estômago “fecha” para que mais sangue possa suprir os músculos, o que acarreta a má digestão.
ORIENTAÇÕES PARA UMA DIETA PRÉ-TREINO
Para determinar que o atleta consuma de maneira mais correta seu alimento pré treino alguma orientações devem ser seguidas:
- Realizar o lanche pré-treino 1h antes do exercício, pois assim o indivíduo não sentirá fome e manterá sua taxa de glicose no sangue adequada.
- Exercício com menos de 1h de duração: lanchar qualquer alimento já experimentado anteriormente e que são digeridos com facilidades. Ex: duas torradas ou uma banana prata ou biscoitos tipo cracker e/ou barras de granola são algumas opções.
- Exercícios com mais de 1h de duração e sem consumir calorias durante esse tempo: procure se alimentar bem no dia anterior. O lanche pré-treino deve ter baixo teor de gordura e proteína e alto teor de carboidrato composto. Ex: as mesmas opções do item 2 acrescidos de um ovo, ou copo de leite com baixo teor de gordura.
- Limitar as fontes de alimentos ricos em gorduras e proteínas, pois elas possuem processo lento de digestão.
- Ter cautela com alimentos ricos em açucares refinados, como doces, refrigerantes e géis ricos neste tipo de açúcar. Isto pode desencadear em alguns atletas uma hipoglicemia de rebote e consequentemente tontura, fadiga e perda de rendimento.
- Dar tempo suficiente para digestão: de maneira geral, é de bom tom esperar 3-4 horas para digestão de uma refeição farta; 2-3 horas para uma refeição mais leve; 1-2 horas para refeição liquidificada e menos de uma hora para uma pequena refeição, de acordo com a tolerância de cada um.
- Antes de um exercício de alta intensidade o tempo de digestão deve ser maior do que uma atividade de baixa intensidade.
- Sempre comer alimentos já experimentados em véspera de competições. NÃO realizar testes com novos alimentos nesse período.
- Beber dois ou três copos de água 2h antes do treino; um a dois 10 minutos antes e 200 ml a cada 20 minutos de treino.
SUGESTÕES DE KITS DE ALIMENTOS DE EMERGÊNCIA PARA UM ATLETA EM VIAGEM:
- Frutas secas, castanhas ou mistura das duas.
- Geleia, mel (saquinhos individuais)
- Latas de atum ou frango
- Barras de granola ou similares
- Cereal seco (torradas de aveia, granola) em saquinhos individuais.
IMPORTANTE:
As escolhas dos alimentos que vai ingerir antes do exercício variam de indivíduo para indivíduo e de esporte para esporte. Cada praticante de atividade física deve aprender ao longo do tempo por tentativa de acerto e erro durante cada treino.
Bibliografia:
CLARK, Nancy; Guia de nutrição esportiva-4ª Ed-Porto Alegre:Artmed, 2009.
BURKE LOUISE, DEAKIN VICKI, Clinical sports nutrition, 4th Ed.
Nutricionista Marcelo Langsdorff e Doutor em Medicina do Esporte Dr. Walter Rosamilia.
Autor: Marcello Paiva – Site #30tododia