Por conta da crescente evolução e crescimento do SUP, a cada dia nos deparamos com uma novidade. Isso é realmente fantástico e excitante, porém também abre brechas para grandes erros para os remadores iniciantes.
Abaixo listamos alguns erros mais comuns que presenciamos na escola e pelas águas por onde remamos….
Este é o primeiro erro do topo da lista. Muitos já fizeram e muitos farão! Seja gentil em compartilhar o seu conhecimento e oriente o praticante a trocar a pá do remo na direção correta.
Outra clássica! Quilhas fixadas na prancha ao contrário. Para os iniciantes a fixação correta das quilhas não é totalmente intuitiva. Faça uma pesquisa online ou simplesmente lembre-se de que a ponta da quilha deve estar apontada para a rabeta da prancha.
A cordinha de segurança além de manter a prancha sempre junto à você, também pode evitar acidentes e colisões, principalmente no mar, onde vemos a maior concentração de novos supistas.
Se os praticantes não usam cordinha de seguranca, que dirá o colete flutuador!
Mas muita atenção você que é um remador iniciante e ainda não domina a técnica de remada, não pratica atividade física regularmente e não sabe nadar. Use sempre o colete salva vidas!
Se você não está habituado em prender a sua prancha no rack do seu carro, peça ajuda para quem entende. Você alguma vez já presenciou um SUP voando de um carro em movimento? Não é uma visão bonita!
Tenha um sistema adequado de Rack para suportar um SUP. Leia as instruções e sempre seja cuidadoso com a segurança do seu equipamento.
Na área de prática dos esportes com prancha no mar existem algumas etiquetas que devem ser seguidas dentro da água. Antes de tudo, aprenda onde se posicionam surfistas e banhistas.
Nunca fique remando na área dos banhistas. Uma vez no outside (área fora da zona de arrebentação, onde quebram as ondas), compartilhe as ondas e entenda que remadores de SUP pegam as ondas muito mais fácil que os demais!
Não seja fominha! Se você é um remador iniciante afaste-se dos remadores e surfistas mais experientes até você estar apto para surfar respeitosamente com eles e não seja um remador em perigo.
Independentemente de você ser um remador iniciante ou acostumado com o surfe, concentre-se em pegar ondas pequenas no começo, de até 1 metro (3 pés). Até mesmo os surfistas mais experientes reivindicam que novos remadores peguem suas primeiras ondas utilizando um SUP.
Avance um passo de cada vez e se você nunca esteve na água, nós recomendamos que você inicie suas primeiras experiências em água calmas.
Muitas pessoas tendem a olhar para a prancha enquanto remam. É uma situação natural a se fazer quando você está com o pé no mar. Contudo, você estará mais estável e hábil se você olhar para fora da prancha ou no mínimo a poucos pés na sua frente.
Muitas pessoas tentam cair na prancha para se preparar ou pular à frente da parte dianteira da prancha quando sabem que estão prestes a cair. Isto é especialmente verdade quando estamos passando por cima das ondas.
Nunca caia à frente! Caia para os lados e fique atento para que a prancha ainda esteja descendo quando você estiver subindo para fora da água. Segurar o braço em cima da cabeça enquanto você está na arrebentação é uma ótima forma para ajudar a se proteger.
Você pode achar mais dicas sobre stand up paddle na minha coluna no site #30tododia.
Fonte: Mundo SUP