É bem provável que algum dia você já tenha sentido aquela fincada na barriga após iniciar uma atividade física e pensou: pode ser ar preso! Essa dor se torna tão insuportável que se faz necessário parar a atividade. Pesquisas mostram que 70% dos corredores dizem ter tido pelo menos um episódio desse desconforto nos últimos 12 meses.
A dor abdominal transitória, como é cientificamente chamada, pode ser bem localizada ou pode aparecer e se espalhar difusamente para a região dos ombros.
Pouco se sabe sobre a dor abdominal transitória, não existindo uma causa específica, mas sim diversas especulações, sobre o que a desencadeia.
Podemos citar a isquemia do diafragma, distensão gastrointestinal, estresse ligamentar abdominal e irritação do peritônio parietal (a porção fascial que une o diafragma à parede abdominal).
Relatos desse tipo de dor são mais frequente em indivíduos com aumento da cifose torácica (a famosa corcunda), jovens, e durante atividades realizadas em ambientes frios.
Para prevenir as dores em “fincada” durante seus exercícios, você deve evitar a ingestão alimentar e de líquidos (principalmente os hipertônicos como sucos e refrigerantes) por pelo menos 2 horas antes do exercício. E, para aqueles que apresentam constantemente esse sintoma, o tempo deve ser ainda maior, em torno de 3 a 4 horas antes. Lembre-se que durante a atividade a hidratação não deve ser exagerada.
Estudos mostram que a melhora da postura (principalmente torácica) pode reduzir o aparecimento da dor em questão, portanto invista sempre em trabalhos corporais que melhorem a sua consciência corporal e que fortaleçam a musculatura mais profunda do seu corpo. Ponto para nossos queridos abdominais!
Além de proteger nossa coluna, o fortalecimento do Core é relevante tanto para a melhora postural, quanto para o aumento da sustentação das vísceras durante qualquer atividade e consequente redução de movimentos excessivos de tronco durante seu treino. Todos esses fatores desencadeantes do fenômeno em questão.
Com as pernas esticadas e uma mão apoiada no chão, eleve seu quadril exercendo força em toda a lateral de seu tronco. Para não haver sobrecarga nos ombros, tente mantê-los o mais afastado possível das orelhas. Sustente por 30 segundos para cada lado e repita 3 vezes esses movimentos.
Callister R, Morton D. Exercise-Related Transient Abdominal Pain (ETAP). Sports Med (2015) 45:23-35
Autor: Angela Castro – #30tododia