EFI RIO
Slide background
Slide background

Treinamento Funcional

Slide background

Personal Training

Slide background

Consultorias Esportivas

Slide background

Stand Up Paddle

Menu

O que fazer com as dores musculares?

Uma das queixas mais frequentes nos consultórios de fisioterapia são as dores musculares.

Os famosos Nódulos são originados sempre de um estresse primário na musculatura com contusões, estiramento excessivo e/ou esforço repetitivo.

Nomeados também de Pontos-gatilho são traiçoeiros e geralmente causam dor em um local distante àquele que está localizado.

Exemplo de dores musculares:

Quando você iria imaginar que aquela dor profunda no ombro quando você acorda tem origem em um músculo das suas costas?

Você nunca iria imaginar que aquela dor de cabeça constante pode estar sendo provocada por uma desordem em um músculo do seu pescoço. Soa estranho mas este é o padrão de funcionamento dos pontos-gatilho.

O que são os nódulos?

Os nódulos são contrações excessivas e ininterruptas das pequenas unidades que compõem os músculos levando ao encurtamento de suas fibras e consequente padrão de dor.

Como lidar com os nódulos?

Primeiramente, qualquer dor é manifestação de que algo está errado no funcionamento da máquina Corpo.

O diagnóstico do ponto-gatilho deve ser feito pelo seu fisioterapeuta que irá também descartar outras possíveis patologias múculoesqueléticas associadas.

Tratamento:

Uma vez descoberta a origem da dor, os tratamento fisioterapêuticos muito utilizados nos dias de hoje englobam o agulhamento seco, compressão manual, alongamento, reabilitação funcional, além de possíveis intervenções no ambiente de trabalho e lazer do individuo que estejam gerando qualquer tipo de sobrecarga postural.

Você também pode ter papel relevante no andamento de seu tratamento e dar uma ajudinha ao seu fisioterapeuta realizando um exercício bem simples em casa que vou ensinar agora! Uma vez encontrado seu ponto gatilho, pegue uma bolinha de tênis (ou qualquer outra de tamanho similar) e repouse seu corpo por cima dela durante 90 segundos. Repita o processo 3 vezes.

Você irá notar que a dor ficará com menor intensidade ou será abolida após algum tempo realizando a conduta.

Vale lembrar também que uma alimentação balanceada esta diretamente relacionada com bons padrões de movimento, uma vez que componentes como cálcio e potássio são fundamentais para que ocorram as  contrações dos músculos, assim, sua deficiência pode gerar os tão temidos Nódulos.

Autor: Angela Castro / Fisioterapeuta – #30tododia