EFI RIO
Slide background
Slide background

Treinamento Funcional

Slide background

Personal Training

Slide background

Consultorias Esportivas

Slide background

Stand Up Paddle

Menu

Gelo ou calor: quando usar?

Quando usar gelo ou calor?

O uso terapêutico do gelo ou de calor faz parte do tratamento não medicamentoso das lesões do aparelho musculoesquelético  com intuito de aliviar a dor e promover a cura, facilitando o retorno às atividades esportivas e do dia-a-dia.

São modalidades correntemente utilizadas na prática médica apesar de haver prevalente confusão sobre qual (gelo ou calor) usar e quando usar.

Os efeitos fisiológicos da terapia com gelo são:

Alívio da dor, redução do fluxo sanguíneo local, diminuição do edema e da inflamação, do espasmo muscular e da demanda metabólica. Ou seja, o gelo age como autêntico analgésico e anti-inflamatório. 

Os efeitos fisiológicos da terapia com calor são:

Já a terapia com calor também promove alívio da dor, porém com aumento do fluxo sanguíneo local, do metabolismo e da elasticidade dos tecidos.

Existe pouca evidência na literatura que dê suporte ao uso da terapia com calor de um modo geral, contudo, estudos clínicos randomizados tem demonstrado importante alívio na dor lombar aguda e nas DOMS (dores musculares de início tardio, aquelas que surgem 48-72 horas após micro lesões que são geralmente causadas nos músculos por exercícios de contração excêntrica).

Traumatismos, gelo ou calor?

Nos traumatismos e lesões agudas, a primeira opção é a crioterapia (gelo), devido sua capacidade de reduzir o fluxo local, gerando menos edema ou hematoma.  A terapia de contraste (alternância de gelo e calor) não se mostrou superior ao gelo ou ao calor quando aplicados isoladamente.

  • A maioria das recomendações para uso do gelo ou calor são baseadas na experiência empírica do médico, tendo limitada evidência que suporte a escolha de uma modalidade específica.

 

Autor: Dr. Jorge Wenke – Site #30tododia