EFI RIO
Slide background
Slide background

Treinamento Funcional

Slide background

Personal Training

Slide background

Consultorias Esportivas

Slide background

Stand Up Paddle

Menu

Malhar pela manhã é perigoso? Cardiologista desmente o mito

Recentemente alguns leitores nos perguntaram sobre algo que haviam lido. Ouviram dizer que fazer exercícios físicos pela manhã aumentaria o risco de aparecimento de problemas cardíacos como infarto do miocárdio, arritmias e outras complicações. Esse verdadeiro terrorismo nasceu em nosso país anos atrás após um doutor afirmar na mídia que o período da manhã é muito perigoso para os aficionados pela atividade física principalmente se tivessem problemas cardíacos, isso pelo fato de que infartos seriam mais frequentes pela manhã. Então, logicamente as pessoas deveriam evitar esse horário matinal, pois fazendo exercícios nesse horário, teriam um grande aumento de risco de infarto e até de morte!

Considerando não verdadeira essa afirmação que, estranhamente, voltou a ser lembrada, vamos esclarecer essa confusão. A relação de horários com desencadeamento de eventos cardiológicos graves não se confirmou como verdade científica. O que se sabe é que existe um equilíbrio geral dos eventos em determinados horários de seu aparecimento, com alguma preponderância para o período da manhã e finais de tarde, mas nada de grande importância ou significado estatístico, como provaram pesquisas feitas pelo CDC de Atlanta (EUA) e pelo Serviço de Reabilitação Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de SP.

O “Pai da Medicina”, o médico Hipócrates, nas suas observações detalhadas da natureza das doenças, conhecidas como Aforismas de Hipócrates (um texto curto que explica um fato), diz, por exemplo, que nas mudanças de estação os idosos sofrem mais infecções respiratórias (inicio do inverno), que as alergias pioram na primavera (o pólen das flores é o grande causador das alergias), e nas infecções em geral, a febre piora no fim da tarde. Dezenas de outras afirmações nesta linha vieram das simples observações do que ocorre no dia a dia das pessoas doentes.

O risco de infarto e outros problemas cardiovasculares podem ter como disparo um exercício físico intenso, porém outros fatores são importantes, como abusos alimentares, alto nível deestresse psicológico, hipertensão e diabete não controlados.

O importante é que se estiver em boas condições clinicas e físicas, a atividade física de homens e de mulheres fará a diferença, para cultivar uma boa saúde, e atenção, NO HORÁRIO QUE ACHAR MAIS CONVENIENTE.

Aqueles que têm alguma doença em tratamento, a recomendação de seu médico será de grande valia para alcançar os benefícios da pratica física/esportiva regular e moderada.

 

Fonte: Eu Atleta (G1)